Como o aumento da energia prejudica o crescimento econômico: da produtividade industrial ao orçamento doméstico, o aumento da energia impacta diretamente na vida do brasileiro.

aumento-da-energia-prejudica-o-crescimento-econômico
Como a qualidade de vida do brasileiro é um dos pontos de maior importância para nós do NorwayBank, fomos a fundo nesse tema para que você entenda o impacto deste aumento em sua vida. O aumento do custo da energia ao longo dos últimos anos têm batido recordes exorbitantes e já somam variação de 276,7% entre 2000 e 2019, segundo estudo técnico realizado pela Ex Ante Consultoria Econômica a pedido da Abrace – Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres; e o custo do gás de botijão cresceu 260,7%, considerando dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É fato mais que conhecido o achatamento que isso provocou nos orçamentos domésticos e o impacto no preço final da maioria dos produtos. Por exemplo, o preço do leite, item mais que necessário na rotina das famílias brasileiras, o consumidor paga um terço de seu valor total – 31,3% são referentes ao gasto com a energia usada no processo de produção, igual à outro item indispensável, o pãozinho francês. Infelizmente, o reflexo direto do custo da energia sobre os preços atingem praticamente à todos os itens e bens de consumo oriundos da indústria nacional. Esse impacto contribui ainda mais para a desigualdade social, uma vez que as famílias com menor poder aquisitivo gastam relativamente mais com energia, cerca de 17,9% da renda familiar, enquanto as famílias com rendas mais altas, o gasto total é de 15,4%. Na indústria os resultados são ainda piores, o aumento das despesas com energia contribuiu para acentuar a crise industrial, diminuiu o dinamismo do crescimento econômico, o que levou a perdas de produção e a uma redução intensa do investimento e aumento da inflação. A queda da produção industrial conteve a taxa de expansão do PIB e reduziu a demanda por bens e serviços intermediários não produzidos, deixando de gerar renda e emprego. Entre 2000 e 2021, o aumento registrado foi de, aproximadamente, 1.084% e o gasto com gás natural da indústria brasileira teve variação acumulada de 1.894%, em 21 anos.

Abra sua conta digital agora mesmo!

Abra a câmera do seu celular, aponte para o QRCode abaixo e faça o download do aplicativo Norwaybank para abrir sua conta.

Preencha o formulário para receber o contato de um especialista

Ao clicar em “Receber uma apresentação” você concorda em receber comunicações por Email e Whatsapp.

Preencha o formulário para receber o contato de um especialista

Ao clicar em “Receber uma apresentação” você concorda em receber comunicações por Email e Whatsapp.

New Series

Great Mysteries

 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sodales nisl ac metus congue vehicula. Integer eros tellus, pretium sagittis metus nec, efficitur mattis ligula.

Preencha o formulário para receber o contato de um especialista

Ao clicar em “Abrir uma conta” você concorda em receber comunicações por Email e Whatsapp.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?