Empreendedorismo é para todos?

Um dos pilares do NorwayBank é o apoio ao empreendedorismo. Mas muito se fala atualmente sobre o tema e como o mesmo muda a vida das pessoas, o que realmente é um fato. Mas aí fica a dúvida, todos nasceram para serem empreendedores? Cada pessoa é única com habilidades completamente específicas, mas quais habilidades são necessárias para sermos empreendedores de sucesso?

Especialistas de uma das maiores autoridades no assunto, a Endeavor, fez uma pesquisa onde questionou aos brasileiros se prefeririam ser empreendedores ou funcionários: 76% deles sonham em ser donos do próprio negócio, a segunda maior taxa do mundo – atrás da Turquia (82%) e muito à frente dos Estados Unidos (51%) e União Europeia (37%), por exemplo. Mas, vontade não é tudo. E na falta de ação o brasileiro perde muito do seu potencial, com só 19% dizendo que pretendem empreender nos próximos cinco anos, atrás dos Estados Unidos, com 20%.

Ou seja, a maioria quer, mas têm as características necessárias? Diante dessa pesquisa, identificaram cinco características essenciais que todo empreendedor deve ter:

Otimismo: sempre acreditar que vai dar certo.

Autoconfiança: precisa acreditar em si mesmo, em seus talentos e opiniões. Coragem para aceitar riscos: precisa lidar bem com riscos.

Desejo de protagonismo: desejo de reconhecimento, tomar as rédeas de sua vida e ser pleno.

Resiliência e perseverança: não desistem facilmente. Superam desafios e vão até o fim.

E as dicas não param por aí, desenvolveram 7 dicas básicas para começar a empreender:

  1. Encontrar sócias e sócios com habilidades complementares, ou seja, cada um tem que ser bom em uma das três atividades fundamentais para o sucesso de um negócio: vendas, logísticas, financeiro.
  2. Feito é melhor do que perfeito Otimização do tempo é fundamental, livros de metodologias de modelagem rápida são bons aliados para construção de protótipos e produtos mínimos viáveis (MVP) que possam ajudar a validar as hipóteses das ideias de negócio. Além disso, a ação é fundamental, ir ao mercado e enfrentar os desafios, desenvolvendo soluções rápidas e eficazes.
  3. Dividir a ideia: quanto mais dividida, maior o feedback e a possibilidade de encontrar falhas e assim melhorar o modelo de negócio.
  4. Divulgação: Participar de todos os eventos, encontros, congressos, feiras, ampliar a rede no LinkedIn, objetivo máximo é conquistar clientes para validar o modelo operacional.
  5. Identificação de propósitos com investidores, aceleradoras ou incubadoras, a relação deve agregar mentoria, networking e sinergia, e claro, análise de aspectos econômicos do acordo.
  6. Construção de uma cultura organizacional com objetivo de crescer de forma acelerada e sustentável, o que significa construir uma empresa baseada em valores contratar pessoas melhores do que você e perseguir diariamente seu propósito.

7. Acreditar, persistir e não desistir, empreender no Brasil sim é um desafio, mas é sim possível ter sucesso, empreendedores são agentes efetivos de mudança em nossa sociedade.

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